segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O clíck indiscreto do dia-a-dia - XXV




É uma vergonha o descaso da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura de Esteio, que muitas vezes não recolhe o lixo espalhado na maioria das ruas da cidade, não orienta ou autua os relaxados. Vejam, por exemplo, a quantidade de lixo obstruindo as ruas e avenidas do Jardim Planalto, colocando em risco a vida dos condutores de veículos. Até quando a comunidade esteiense vai continuar convivendo com os verdadeiros lixões que se multiplicam pela cidade?

Esteio: veículos estacionam livremente em locais proibidos







Em Esteio, diariamente dezenas condutores de veículos estacionam em locais não permitidos, não são autuados, os veículos não são guinchados e "não dá nada!".
Viva Esteio!!!


A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Esteio, deveria orientar os seus agentes para atuarem os condutores infratores e remover os veículos estacionados em locais proibidos, até porque a remoção é prevista no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro. O descaso dos agentes de trânsito que fazem "vistas grossas" para os infratores, está gerando uma cultura de impunidade em Esteio.

O Clíck indiscreto do dia-a-dia encontra diariamente vários carros particulares, oficiais de secretarias municipais e até de outros municípios gaúchos, placas pretas ou brancas, estacionados, em cima das calçadas, em locais proibidos ou na contra-mão, principalmente no Centro da cidade de Esteio. Só não vê quem não quer.

Muitos esteienses reclamam da quantidade de motoristas e veículos que escapam à punição por desrespeitarem o Código de Trânsito Brasileiro no municipio, parando em lugares proibidos, ignorando as placas de “Proibido Estacionar” localizadas na maioria das ruas e avenidas do interior e do centro da cidade, enquanto muitos agentes fazem “vistas grossas”.

Não é de hoje que por falta de fiscalização, em Esteio existe a cultura de desrespeito as Leis de Trânsito, que são sistematicamente desrespeitadas, principalmente por muitos condutores de veículos e ignorada por alguns “guardadores de carros”, responsáveis por encorajar o estacionamento, inclusive em cima das calçadas. A falta de responsabilidade é dos agentes de trânsito que ignoram, principalmente os veículos "Chapas branca".

Esteio: desperdício de água









Cano quebrado por falta de manutenção ou fadiga de material causou desperdício de água potável (aquela que se pode beber), toda madrugada e várias horas da amanhã
de sexta-feira, dia 16/10/2009.

O clíck indiscreto do dia-a-dia - XXlV

Excesso de carga:
Por onde anda as entidades esteienses protetoras dos animais?
(Foto 18/10/2009)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Projeto "Espaço Compartilhado mais Humano" libera condutores de veículos, inclusive “chapas brancas”, de respeitar sinalização de trânsito











Na postagem do dia 31 de março de 2009, o Clíck indiscreto do dia-a-dia sugeriu que as autoridades esteiense poderiam tomar uma ousada decisão sobre a melhor maneira de solucionar os grandes problemas do trânsito no município, retirando todas as placas de controle e sinalização de tráfego, principalmente no centro da cidade, em frente e defronte ao Paço Municipal Clodovino Soares, prédio da Prefeitura de Esteio. Afinal, ninguém respeita a sinalização de trânsito, inclusive alguns caros oficiais. As Sinaleiras, digo, semáforos e as demais sinalizações de trânsito poderiam fazer parte do Museu Miguel Luz, que é o único da cidade.

Só para relembrar, em Esteio centenas de veículos circulam e estacionam diariamente sem respeitar o Código Brasileiro de Trânsito, inclusive alguns veículos oficiais, os famosos “chapas brancas”. Com a medida sugerida, motoristas e pedestres gozariam de direitos iguais, e decidiriam na hora qual a melhor atitude a tomar. A prefeitura economizaria com pinturas de ruas, placas de trânsito, "quebra-molas", viaturas, salários, funcionários, combustível, peças, acessórios, manutenção de equipamentos, energia elétrica, cafezinho, água, material de expediente, material permanente, etc, etc.

Considerando que algumas vezes a fiscalização anda fazendo “vistas grosas” muitas pessoas não respeitam a legislação de trânsito, inclusive alguns motoristas de veículos oficiais (vejam várias fotos nas postagens anteriores), a idéia seria de remover todos os sinais de trânsito, como aconteceu, segundo a Agência Reuters, com o chamado projeto "Espaço Compartilhado", desenvolvido pelo holandês Hans Monderman, especialista em tráfego, com o apoio da União Européia, que cobriu metade dos custos da operação (cerca de 1.250.000€)
.
Esteio poderia ser a terceira cidade no mundo a desenvolver o projeto "Espaço Compartilhado", já adotado pela cidade de Drachten, na Holanda, que foi a primeira cobaia de Hans Monderman, mas acrescentando a palavra “mais humana”. Ele tirou todo e qualquer tipo de sinalização de trânsito e até as calçadas foram sacrificadas. Depois o projeto foi implantado na cidade alemã de Bohmte (Deutschland). A novidade iniciou em uma quarta-feira (dia 12/09/2007) e todas as formas de controle oficial do tráfego também desapareceram. "Lá foi um sucesso", garante o autarca da pequena Bohmte. Aqui em Esteio o sucesso será garantido e muito mais humano.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O clíck indiscreto do dia-a-dia - XXlll





Na foto uma árvore de grande porte que caiu durante o temporal na Rua Bento Gonçalves, no centro de Esteio.

O último temporal derrubou várias árvores e pelo menos um poste de energia elétrica em Esteio. Quem acompanha as postagens do Clíck indiscreto do dia-a-dia poderia prever estes fatos.

Denunciando o estado de abandono em que se encontram vários postes da rede de energia elétrica e de muitas árvores de grande porte que não recebem periodicamente vistoria por parte dos órgãos municipais responsáveis.

Considerando a sorte da população esteiense durante o último temporal e que continua não existindo fiscalização, continuamos esperando uma tragédia anunciada.