sábado, 26 de dezembro de 2009

NOVO ENDEREÇO do Clíck indiscreto do dia-a-dia em 2011, 2010 e 2009


O Blog - Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia, em 2011, 2010 e 2009 (3 em 1) - iníciou suas atividades a partir do mês de Janeiro, incluindo a edição de vídeos exclusivos (em construção) e contando parte da história do dia-a-dia do município de Esteio.

Para acessar o
NOVO ENDEREÇO do blog é só CLICAR
no link abaixo:

clickindiscreto | Tutoriais Blogger



Seja bem-vindo, depois salve entre os seus favoritos
e divulgue o novo endereço:


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia, hoje, 25/12/2009







Nas fotos, a “rua de chão batido” abandonada pelo Poder Público Municipal durante o ano de 2009. Com grande fluxo de veículos e pedestres a “rua” liga as Avenidas asfaltadas, João Paulo I, Jardim Planalto, com Lindolfo Collor, no Parque Primavera “Território da Paz” em Esteio. O local em 2009 serviu como depósito “clandestino” de lixo e as secretarias municipais de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Limpeza Urbana, ainda não conseguiram solucionar o problema. O ano já passou e o “lixão das Barreiras” como é conhecido, continua lá preocupando a população. Faltou competência?

O Lixão das Barreiras em Esteio é um verdadeiro veneno para o ser humano, para o solo e causa um cheiro insuportável. Hoje, dia 25/12/2009, encontramos animais mortos, água contaminada, vidros quebrados, fezes, lixo doméstico, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes quebradas, móveis, eletroeletrônicos estragados, roupas, sapatos, baterias de celular, pilhas, sacolas plásticas, brinquedos, pneus, ossos de animais, fraudas descartáveis, garrafas de plástico e vidro, galhos de podas de árvores, absorventes femininos, papel higiênico, preservativos masculinos, pilhas, carbonos, baterias de telefones celulares, medicamentos vencidos e produtos químicos chegam misturados ao lixo doméstico e aos poucos se infiltram na terra onde se acumulam ao longo do tempo. Quando a chuva cai, a coisa piora: o lixo e os produtos químicos são arrastados contaminando tudo por lá. Aquela montanha de lixo libera fumaça tóxica e o cheiro é insuportável, por causa da liberação de um gás fedido. Infelizmente essa parte sólida do lixo demora muito para desaparecer.

Muitas pessoas são obrigadas a passar pelo local, crianças brincam e adultos catam objetos para reciclagem sem usar luvas e máscaras. Todos podem pegar doenças como leptospirose e cólera. No lixão das Barreiras é muito comum as pessoas colocarem fogo no lixo e essa queima libera gases poluentes.

Os resíduos sólidos oriundos de pequenas reformas, podas de árvores, lixo doméstico e industrial depositado irregularmente nas Barreiras e nos terrenos baldios vêem se constituindo como um grave problema ambiental e têm contribuído para a redução da qualidade de vida na cidade de Esteio.

Em decorrência de fatos reincidentes na Vila das Barreiras, esteienses pedem a atenção das autoridades municipais para que fiscalizem o transporte, impedindo o abandono irregular de lixo na via pública. Esperam que o proprietário do terreno abandonado seja notificado, a fim de tornar a “cidade mais humana” também mais limpa e aprazível.

Esteio: Jamais haverá ano novo em 2010 se nós continuarmos copiando os erros do ano de 2009.


2010: Mensagem de Ano Novo






Nas fotos, vista parcial da Avenida Presidente Vargas, centro de Esteio, na manhã de hoje, dia 25 de dezembro de 2009. Lixo, lixo, muito lixo é o que restou das comemorações da noite de Natal no município.

Não esqueçam:
"Jamais haverá Ano Novo em 2010 se nós continuarmos copiando os erros do ano velho"

Nossa Mensagem de Natal

Desejo a todos que nos acompanharam neste blog – Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia - que sejam plenos de saúde, prosperidade, fé, esperança e caridade.

Que as experiências vivenciadas em 2009 nos permitam conquistar a verdadeira liberdade, igualdade e a fraternidade plena.

Que movidos por nossos ideais, agradecemos as oportunidades e os ensinamentos que a vida nos ofereceu para auxiliar a todos que cruzarem o nosso caminho em 2010.

Que o Grande Geômetra do Universo, que é Deus, nos acompanhe neste Natal e no ano de 2010, fortalecendo nossas atitudes para a realização de nossas metas.

25/12/2009 - Duarte de Esteio

domingo, 13 de dezembro de 2009

O jazido em Esteio e a carta deixada por Leila Lopes



No dia 23/12/2009, a empresa esteiense Incogranm - granitos e mármores (51) 3473-2764, concluiu o jazido perpétuo da família da atriz, professora e jornalista Leila Gomes Lopes. A seu pedido, ela foi sepultada no Cemitério Municipal 2 de Novembro na cidade de Esteio junto com sua mãe Natália Gomes Lopes, ex-diretora de escolas e secretária municipal de educação por vários anos.

Na noite de segunda-feira (07/12/09), a família de Leila Lopes, encontrada morta em seu apartamento no último dia 3, divulgou a carta deixada pela atriz. Nela, Leila diz que não queria mais viver e que estava cansada.


Leia abaixo, na íntegra, a carta deixada pela atriz:


"Não chorem, não sofram, eu estou ABSOLUTAMENTE FELIZ! Era tudo o que eu queria: ter paz eterna com meu Deus e, se possível, com minha mãe. Eu não me suicidei, eu parti para junto de Deus. Fiquem cientes que não bebo e não uso drogas, eu decidi que já fiz tudo que podia fazer nessa vida. Tive uma vida linda, conheci o mundo, vivi em cidades maravilhosas, tive uma família digna e conceituada em Esteio, brilhei na minha carreira, ganhei muito dinheiro e ajudei muita gente com ele. Realmente não soube administrá-lo e fui ludibriada por pessoas de má fé várias vezes, mas sempre renasci como uma fênix que sou e sempre fiquei bem de novo. Aliás, eu nunca me importei com o ter. Bom, tem muito mais sobre a minha vida, isso é só para verem como não sou covarde não, fui uma guerreira, mas cansei. É preciso coragem para deixar esta vida. Saibam todos que tiverem conhecimento desse documento que não estou desistindo da vida, estou em busca de Deus. Não é por falta de dinheiro, pois com o que tenho posso morar aqui, em Floripa ou no Sul. Mas acontece que eu não quero mais morar em lugar nenhum. Eu não quero envelhecer e sofrer. Eu vi minha mãe sofrer até a morte e não quero isso para mim. Eu quero paz! Estou cansada, cansada de cabeça! Não agüento mais pensar, pagar contas, resolver problemas... Vocês dirão: Todos vivem! Mas eu decidi que posso parar com isso, ser feliz, porque sei que Deus me perdoará e me aceitará como uma filha bondosa e generosa que sempre fui.

Aos meus fãs verdadeiros; aos jornalistas imparciais; ao Walter Negrão e sua esposa Orphilia; a LBV; ao Eduardo Gomes; ao prefeito de Itu, Herculano Neto e toda a sua equipe e ao meu amigo Zé meu muito obrigado. Às emissoras que trabalhei, obrigada. E aos colegas maravilhosos, muita luz! A todos os sites dignos que acompanharam a minha vida, SUCESSO! Ego, Esther Rocha, Thiago, Odair Del Pozzo, Felipe Campos, não se sintam esquecidos. Não posso citar nomes de amigas, pois aí seria um livro, mas Sueli você é a irmã que eu não tive. Márcia, seja sempre feliz amiga. Magrid, obrigada por tudo! Andréia, do TV Fama, beijo amiga. Tadeu (di Pietro) cadê você??? Desculpe a quem eu esqueci, a vida foi muito mais maravilhosa do que sofrida para mim. Obrigado Jesus, Nossa Senhora e meu Deus, perdoem-me e recebem-me como a filha honesta e bondosa que sempre procurei ser! Fiquem com Deus, todos! Leila Lopes.

Se existe sentimento maior que o amor, eu desconheço!"


Leila Gomes Lopes:
* 19/ Novembro / 1959.
+ 02/ Dezembro /2009.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Participação de Falecimento

A família enlutada participa aos parentes e amigos o falecimento de:

LEILA GOMES LÓPES
(HOJE, 03/12/2009 - FALECIDA)

A família consternada, convida aos amigos para as últimas homenagens a se realizarem no dia 04 de dezembro de 2009, amanhã, sexta-feira, às 18 horas, na Capela "B" do Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio onde será sepultada.

A família antecipa agradecimento.

Esteio, 03 de dezembro de 2009.

Maiores informações:
Weber - Serviços Funerários
desde 1949

Fones/Fax: 0xx 51 3473-1967 ou 0xx51 3473-4846



segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Do mês de julho a setembro de 2009 buraco aguarda uma tampa.






Depois que iniciei as postagens no blog Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia fiquei durante pouco tempo sem acreditar que a administração municipal não resolveria a maioria dos problemas constatados. Por um simples motivo: muitos assessores são novos e sem experiência no serviço público, mas felizmente a maioria das reinvidicações da comunidade que estamos denunciando, estão aos poucos, sendo atendidas,.

Infelizmente, não sabemos por que motivop algumas como esta (não recebe a mesma atenção do Poder Público. Aparentemente é de fácil solução, mas a comunidade ainda continua esperando.

Um buraco aberto na rede de esgotos com a retirada da tampa no Bairro Três Portos, em Esteio, até hoje ainda não recebeu da prefeitura a menor atenção. Vejam as fotos capturadas no dia 21 de julho de 2009 e na época, adicionadas nesse blog. Depois compare com as outras capturadas no dia 26 de novembro de 2009, tire suas conclusões.

Em Esteio, motoristas estacionam impunemente em cima das calçadas, em locais proibidos e alguns dizem que: "Não dá nada!".









Estacionar veículos em cima da calçada é uma prática comum em Esteio. Em diversos bairros e no centro da cidade nos deparamos com a irresponsabilidade de alguns motoristas que impunemente, prejudicam o livre trânsito dos pedestres.

A população esteiense (principalmente os pedestres), estão ficando cansados de observar diariamente placas de sinalização de trânsito sendo desrespeitadas, veículos ultrapassando sinal vermelho, motoristas não dando prioridade aos pedestres, trafegando dentro da faixa na contra-mão, estacionando em cima do passeio público, excedendo o limite de velocidade estipulado para a zona urbana, não usando cinto de segurança, falando ao celular e dirigindo. JustificarUltimamente, cumprir as regras básicas de segurança no trânsito que deveria ser uma regra, em Esteio há agora está virando exceção, nem os veículos “chapas brancas” ou dos agentes responsáveis respeitam as leis. Vejam as postagens anteriores.

Andar nas calçadas na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul pode se tornar uma perigosa aventura. É que, uma grande parte dos motoristas simplesmente despreza a sinalização e impunemente estacionam em cima das calçadas. Na maior cara de pau, alguns afirmam: “Aqui não dá nada!”. E continuam cometendo também outras infrações graves. É comum, por exemplo, carros oficiais cometendo várias imprudências no trânsito, inclusive os que estão a serviço do próprio trânsito. Enquanto em alguns municípios da nossa região os motoristas infratores são censurados, até por outros cidadãos, aqui em Esteio há inversão de valores. Quem respeita a lei é que pode contar com a reprovação ostensiva até de alguns agentes.

Estacionar em lugar não permitido, por exemplo, em cima das calçadas, sem o menor motivo ou necessidade, parece ser o hábito preferido de muitos motoristas esteienses. Chega a ser irritante ver que a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Esteio não toma uma atitude. Aliás, ás vezes toma, mas contra quem critica o seu trabalho, Fala-se muito por aqui em direito de ir e vir, mas a comunidade que não respeita suas próprias leis, inclusive as de trânsito, não é uma sociedade livre. Com o fragrante desrespeito as leis de trânsito, agora temos apenas uma certeza: precisamos com urgência de mais educação básica para os motoristas e qualificação de qualidade para os agentes de trânsito.

Muitos esteienses já estão com saudade dos tempos quando a Brigada Militar era totalmente responsável pela segurança do trânsito na cidade e acreditam que não podem mais depender apenas de agentes municipais de trânsito para fiscalização. Do jeito que anda a coisa, necessitamos de mais campanhas educativas, câmeras de vigilância, controladores eletrônicos e radares como aliados da Brigada Militar nessa tarefa de (verdadeira) fiscalização que já deveria fazer parte do nosso dia-dia.

sábado, 28 de novembro de 2009

Esgoto a céu aberto e acúmulo de lixo revoltam moradores da Vila Barreira em Esteio













JustificarNa Vila Barreira, em Esteio, o mau cheiro do esgoto a céu aberto e o acúmulo de lixo tem revoltado vários moradores. A situação foi constatada pelo Clíck indiscreto do dia-a-dia, na última sexta-feira, dia 27/11/2009, é de calamidade e exige providências urgentes dos órgãos públicos municipais responsáveis.

As Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Limpeza Urbana e obras deveriam verificar se a situação é solucionar os problemas dos moradores da Vila Barreira que pedem uma solução para o caso. Segundo um morador a situação já está por vários anos e nenhuma atitude foi tomada até o momento.

Embora existam vários canos abandonados na vila o esgoto corre a céu aberto. Alguns moradores criam dezenas de porcos em chiqueiros, no mesmo local onde vivem muitos cavalos que espalham fezes, que a exemplo do esgoto, vão direto para o arroio. Segundo Constatamos que muitos moradores jogam lixo direto no arroio alegando que o caminhão da coleta de lixo não entra no interior da vila. “Isto é inadmissível e a prefeitura deveria tomar alguma providência”, reclama um morador.

A presença de esgoto a céu aberto, o lançamento do lixo, fezes e animais mortos jogados no arroio aumentam a contaminação e a degradação ambiental. Os dejetos lançados inadvertidamente na sarjeta, em direção do arroio, certamente tornam-se a causa de doenças que levam, principalmente as crianças ao hospital São Camilo e postos de saúde.

Um morador também destaca que funcionários das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras estiveram no local e disseram que iriam tomar uma providência para a situação, mas ate o momento nenhuma atitude concreta foi realizada.

Fogo no lixão II do Novo Esteio, poluição no ar.




Na última quarta-feira, alguém colocou fogo no lixão II, no Bairro Novo Esteio. Infelizmente não foi a primeira vez que a prefeitura não recolhe o lixo que exala mau cheiro dia e noite, alguém bota fogo e as labaredas são vistas de longe.

O depósito de lixo em um terreno baldio, ultimamente é incendiado à noite, assustando moradores do Bairro Novo Esteio, próximo ao Parque de Exposição Assis Brasil, onde é realizada a Expointer.

Segundo um morador, na quarta-feira dia, dia 25/11/2009, o fogo se espalhou no terreno baldio, nas margens da Rua Monteiro Lobato, no Bairro Novo Esteio. As chamas, mais uma vez destruíram o lixão e a prefeitura não vai precisar recolher o lixo. As causas do incêndio ainda não foram apuradas, mas dizem que são alguns vândalos que não agüentam o mau cheiro que exala do lixão.

A vizinhança do lixão acordou com o barulho do fogo e o cheiro da fumaça, que começou por volta das 4h20. Preocupados, alguns moradores correram até a rua e viram o depósito de lixo em chamas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com a vizinhança, vem gente de longe, carroceiros, motoristas de caminhão e costumam descartar o lixo na via pública, outros recolhem parte do lixo para reciclar. Pior é se a moda do fogo no lixo pega. Hein?

O grande amontoado de lixo gera reclamações entre os vizinhos, por causa dos ratos, baratas, mosca, mosquitos, outros insetos e o mau cheiro. O local acumula muito lixo e a comunidade sempre renova os pedidos para que as Secretaria de limpeza Urbana, venha retirá-lo, porém ninguém dá a mínima importância”, lamentou um morador próximo. Surgiram comentários que o incêndio teria sido proposital, mas só a polícia é capaz de descobrir.

Somente a fiscalização da prefeitura, as secretarias de meio ambiente e limpeza urbana poderão evitar que vândalos continuem colocando fogo no lixão.




Novo Esteio: lixão l próximo a Expointer.





No lixão do Bairro Novo Esteio, encontramos de tudo um pouco, até cachorro morto dentro de saco plástico é descartado e por falta de recolhimento passa dias exalando mau cheiro. Não tem que agüente tanta irresponsabilidade.Alinhar ao centro

Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia


Aconteceu nas margens do arroio na Vila São José:
Sem comentário.

Cavalos soltos na via pública




Nas fotos do dia 27/11/2009, uma constatação: em Esteio animais vivem soltos na via pública colocando em risco a vida das pessoas e não existe fiscalização. Veja outras fotos em postagens anteriores.