sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia, hoje, 25/12/2009







Nas fotos, a “rua de chão batido” abandonada pelo Poder Público Municipal durante o ano de 2009. Com grande fluxo de veículos e pedestres a “rua” liga as Avenidas asfaltadas, João Paulo I, Jardim Planalto, com Lindolfo Collor, no Parque Primavera “Território da Paz” em Esteio. O local em 2009 serviu como depósito “clandestino” de lixo e as secretarias municipais de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Limpeza Urbana, ainda não conseguiram solucionar o problema. O ano já passou e o “lixão das Barreiras” como é conhecido, continua lá preocupando a população. Faltou competência?

O Lixão das Barreiras em Esteio é um verdadeiro veneno para o ser humano, para o solo e causa um cheiro insuportável. Hoje, dia 25/12/2009, encontramos animais mortos, água contaminada, vidros quebrados, fezes, lixo doméstico, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes quebradas, móveis, eletroeletrônicos estragados, roupas, sapatos, baterias de celular, pilhas, sacolas plásticas, brinquedos, pneus, ossos de animais, fraudas descartáveis, garrafas de plástico e vidro, galhos de podas de árvores, absorventes femininos, papel higiênico, preservativos masculinos, pilhas, carbonos, baterias de telefones celulares, medicamentos vencidos e produtos químicos chegam misturados ao lixo doméstico e aos poucos se infiltram na terra onde se acumulam ao longo do tempo. Quando a chuva cai, a coisa piora: o lixo e os produtos químicos são arrastados contaminando tudo por lá. Aquela montanha de lixo libera fumaça tóxica e o cheiro é insuportável, por causa da liberação de um gás fedido. Infelizmente essa parte sólida do lixo demora muito para desaparecer.

Muitas pessoas são obrigadas a passar pelo local, crianças brincam e adultos catam objetos para reciclagem sem usar luvas e máscaras. Todos podem pegar doenças como leptospirose e cólera. No lixão das Barreiras é muito comum as pessoas colocarem fogo no lixo e essa queima libera gases poluentes.

Os resíduos sólidos oriundos de pequenas reformas, podas de árvores, lixo doméstico e industrial depositado irregularmente nas Barreiras e nos terrenos baldios vêem se constituindo como um grave problema ambiental e têm contribuído para a redução da qualidade de vida na cidade de Esteio.

Em decorrência de fatos reincidentes na Vila das Barreiras, esteienses pedem a atenção das autoridades municipais para que fiscalizem o transporte, impedindo o abandono irregular de lixo na via pública. Esperam que o proprietário do terreno abandonado seja notificado, a fim de tornar a “cidade mais humana” também mais limpa e aprazível.

Esteio: Jamais haverá ano novo em 2010 se nós continuarmos copiando os erros do ano de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário