sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cuidado, os pneus estão gastos!










Acredito que não há somente uma tradução para pneus slick. Uns dizem que é um termo usado nos relatos das competições de F1. Em Esteio, outros afirmam que grande parte da frota de máquinas, caminhões e outros veículos de pequeno porte da prefeitura, trafegam diariamente com pneus slick, mais conhecidos em Esteio como pneus carecas.

Quem dirigir usando pneus gastos e causar acidente por derrapar na pista, corre o risco de ser responsabilizado por isso. Quando um motorista dirige usando pneus gastos, ele necessita na prática de um espaço 50% maior para imobilizar totalmente o veículo.
Liberar para trafegar um veículo com problemas mecânicos, elétricos, hidráulicos, pneus gastos entre outros, é no mínimo uma falta de cuidado, desleixo, irresponsabilidade ou negligência.

Segundo alguns especialistas, o motorista que dirige veículo com pneus cuja profundidade de sulco seja inferior a 1,6 mm e causar acidente devido à derrapagem poderá ser considerado “extremamente negligente”. Quem usa os pneus até o limite de uso não só corre o risco de acidentes devido a derrapagens ou por calcular incorretamente as distâncias de frenagem, coloca a vida de outras pessoas em risco.

Todos sabem que existe um risco muito maior de derrapagem quando se usa pneus com excesso de desgaste e muitos veículos da frota municipal e da empresa responsável pela coleta do lixo em Esteio, estão dando um mau exemplo, trafegando com sérios problemas mecânicos, além dos pneus "carecas". Estes fatos são considerados de conhecimento geral dos motoristas e alguns, conscientes das suas responsabilidades, se recusam a dirigir, outros dizem que dirigem sob pressão.

É um absurdo deixar um veículo circular com pneus neste estado. É muita imprudência, porque os pneus estão completamente fora das normas de segurança e as leis do trânsito. A Secretaria de Segurança e Trânsito da Prefeitura Municipal de Esteio deveria contar com um funcionário apto a verificar a vida útil dos pneus e as condições mecânicas de todos os veículos, antes de liberar para circular pelas ruas do município. O bom exemplo deveria partir de casa.

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