quinta-feira, 2 de abril de 2009

Buracos na rua e perigo para motoristas






































As ruas de Esteio estão cheia de buracos, como revelam as fotos. Os desníveis estão causando acidentes devido a grande circulação de veículos.

Está na hora de a Secretaria Municipal de Obras olhar um pouco para a nossa cidade.
Agora com a suplementação de verbas aprovada pela Câmara de Vereadores, deveria mobilizar várias equipes de funcionários para reparar o grande número de buracos que se abrem diariamente na maioria das ruas e avenidas da cidade.

Em alguns locais os moradores temem que os pavimentos de asfalto na superfície das ruas se soltem e formem aberturas ainda maiores. A fim de amenizar o problema os esteienses colocam taboas, pneus e galhos de árvores dentro dos buracos para alertar pedestres e motoristas.

Agora com a chegada do inverno, época de chuvas, a comunidade sempre volta a conviver com os problemas ocasionados pelo aumento dos buracos que se multiplicam nas ruas, com os afundamentos nas pistas e o mato cobrindo a maioria das áreas das praças e dos passeios públicos.

As ruas e avenidas de Esteio são consideradas como uma “colcha de retalhos”, devido aos vários buracos e desníveis de pista exigem atenção dobrada dos motoristas que, podem ter o pneu do carro furado, a roda amassada, a suspensão quebrada e, em casos mais graves, até mesmo sofrer um acidente. É necessário ter muita paciência, atenção e muita tolerância neste período de chuvas, cujos buracos e remendos de asfalto na pista, em Esteio parecem ser um problema sem solução.

As ruas em Esteio encontram-se comprometidas pelas trincas, buracos ou "panelas", que são causados por infiltração da água, desagregação do material sob ação do tráfego de veículos, a diminuição gradual da resistência do asfalto, falta de drenagem de águas pluviais, e abertura de valos para ligação de redes dágua e esgoto que causam danos na direção, silenciador, cano de escapamento quebrado e desalinhamento das rodas e corte dos pneus dos veículos.

Há muitos anos que as nossas antigas ruas não recebem um novo revestimento asfáltico, por que os governos esteienses sempre optaram pela operação "Tapa Buraco". A situação poderia ser pior se a base do asfalto antigo não fosse de calçamento de pedra irregular. O que a maioria dos esteienses não compreendem é o descaso do governo com a conservação das ruas e avenidas do município.
O problema referente à pavimentação das ruas no centro da cidade e bairros, continua gerando muita reclamação por parte dos moradores e motoristas que transitam pela cidade. Numa primeira matéria postada aqui em nosso “Clíck” há algum tempo, mostramos a através das fotografias a necessidade de se melhorar a pavimentação asfáltica das ruas, mas até o momento nenhuma providência foi tomada, o que tem feito à situação piorar á cada dia.

Agora, a esperança dos esteienses é que a Prefeitura de Esteio possa resolver o problema antes que as ruas e avenidas do município fiquem completamente intransitável.

Um comentário:

  1. Caro Duarte
    Você esta apelando neste seu Blog, mostrar os buracos do Centro da Cidade, próximo a Rua Coberta que custo vários Mills reais, próximo ao passeio ao lado do trem que custo muito também, que nunca foi usado. Mostra só os dos bairros para não fica muito feio.

    ResponderExcluir