sexta-feira, 17 de abril de 2009

Esteio: Poluição das Águas










As sangas e os arroios de Esteio não têm mais peixes, todos morreram antes de chegar ao Rio dos Sinos por que tem muita poluição vinda dos esgotos domésticos das casas e das indústrias das cidades de Esteio e Sapucaia do Sul. A sujeira vai toda para o Rio dos Sinos e o que muita gente não sabe é que as sangas contribui para isso.

Os peixes que habitavam as sangas e os arroios de Esteio já morreram porque tem muitos produtos químicos e esgotos sendo despejados nas sangas, arroios Esteio e Sapucaia e no Rio dos Sinos. A sanga da São Jorge poluída por despejos domésticos desemboca no Arroio Nazário, que despeja seu lixo e água contaminada no Rio dos Sinos e polui-o mais ainda. A água já vem contaminada dos bairros Bela Vista e Boa Vista de Sapucaia do Sul.

A sanga da São Jorge apresenta-se bastante degradada por esgotos e lixo doméstico e industrial, tendo suas margens ocupadas por sub-habitações e construções irregulares. Os poderes públicos de Esteio e Sapucaia do Sul deveriam mobilizar a comunidade para um grande mutirão de limpeza desse arroio que é uma dos poluidores do Rio dos Sinos.

Os traçados que as sangas e os arroios fazem são bastante complicados no interior de Esteio, em alguns lugares, seguindo por entre as casa, praticamente coladas umas as outras, nos fundos da área de terra da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Esteio, passando pela Av. Pres. Vargas e rodovia BR 116 o que dificulta o acesso.

Espero que as nossas autoridades identifiquem de onde vem e quem está despejando esses resíduos químicos, lixo e fezes no arroio. Entretanto, ainda acreditamos no despertar do bom senso e responsabilidade dos esteienses e sapucaienses que ainda jogam efluentes não tratados nas sangas, nos arroios e no Rio dos Sinos, poluindo os nossos recursos hídricos.

Este ato de lançar rejeitos industriais nos arroios pode ser comparado ao sujeito que dá um tiro no próprio pé. Será que ele ainda não se deu conta que está poluindo a água que depois de tratada, vai voltar à torneira de sua casa para matar a sua sede, além de servir para dar continuidade seu empreendimento? Pensem no compromisso e responsabilidade com o nosso meio ambiente, antes de jogar qualquer tipo de poluente nos nossos arroios.

Um comentário:

  1. NAMASTE MAIS UMA VEZ DUARTE.
    Bem as vezes acho que as pessoas simplesmente não se importam com esse problema de poluição das águas. Fico triste as vezes de ver pessoas que se dizem inteligentes, mas, que não dão a minima,
    você passa e vê tais pessoas lavando a calçada ou o carro sem cotentor...Tais pessoas se indignam com atitudes dessas que poluem as nascentes, mas hipócritamente não fazem nada. Penso que isso é um problema grave de educação na base, não só da educação do ser humano ignorante que não teve escola, mas como do ser humano que teve escola, cursa ou cursou faculdade e continua se fazendo de cego!

    Namastê amigo!
    Jane

    ResponderExcluir