segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Esgoto entupido em frente ao Hospital São Camilo de Esteio exala fedor insuportável





A realidade que os esteienses enfrentam há vários anos é a falta de limpeza na maioria dos bueiros da rede de esgoto. O bueiro que fica em frente ao Hospital Municipal São Camilo de Esteio, por exemplo, representa a situação dos bueiros da cidade. Hoje dia 12/10/2009, o bueiro exala mau cheiro, um fedor insuportável.

Em Esteio os bueiros não são limpos periodicamente, a prefeitura espera eles entupirem e a população reclamar para depois fazer a manutenção. Vocês acreditam nisso? Eu raramente assisto os bueiros serem limpos. Vejo diariamente, muitas ruas sujas, mal cuidadas, cheias de buracos, com lixo espalhados por todos os lados. As poucas lixeiras cheias de lixo e abandonadas. Na maioria das vezes a população esteiense, infelizmente é responsável por isto, aliado a outros fatores, como falta de limpeza urbana e fiscalização.

O povo de Esteio abandona lixo na via pública impunemente, sem nenhuma responsabilização por parte do Poder Público e o pior mesmo, é o acúmulo do lixo do dia-a-dia que não é recolhido. São os panfletos que controlam o estacionamento grátis de veículos na avenida central, de ontem, uma bagana de cigarro hoje, os copinhos descartáveis, as garrafas pet, os papéis de bala, os panfletos distribuídos nos semáforos e por aí vai. Na hora que os esteienses mal educados jogam lixo na via pública eles não imaginam o resultado da sua irresponsabilidade. Basta a chegada da chuva e uma grande quantidade de água faz um estrago na rede de esgoto pluvial.

Em Esteio é comum ver comerciantes, donas de casa e porteiros de prédios colocarem o lixo muito antes da hora do caminhão de limpeza pública passar, para se ver livres deste árduo trabalho. Depois chegam os catadores e começam a rasgar os sacos plásticos que iriam ser recolhidos e neste mesmo momento o lixo começa a se espalhar pelo chão, onde a cachorrada abandonada na rua faz a festa.

Os garis de uma empresa terceirizada pela prefeitura de Esteio, por mais zelosos que sejam encontram dificuldade para administrar tanta desordem e irresponsabilidade. Quando as chuvas são mais intensas, a maioria dos pobres moradores do município não pode sair a pé de suas casas, porque muitos bueiros estão entupidos. Falta educação por parte da população e o cuidado da prefeitura com a maioria dos bairros da cidade que quer ser mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário