sábado, 28 de novembro de 2009

Esteio: situação da rede de esgoto e boca-de-lobo















O subterrâneo da cidade de Esteio é cortado por um grande número de canos e pequenos túneis que formam uma rede de esgoto pluvial (e cloacal) que interligam toda a cidade e acaba despejando água podre, fezes, animais mortos e muito lixo no Rio dos Sinos.

Estamos falando de uma rede pluvial, formada por linhas de canos e caixas coletoras de esgoto destinadas à captação das águas, oriundas das chuvas para evitar alagamentos. As linhas de canos e galerias estão ligadas às ruas da cidade, e podem ser percebidas através das bocas-de-lobo, que são aberturas, por onde as águas das enxurradas escoam.

Esteio não tem rede coletora de esgoto cloacal ligada as caixas de inspeção na maioria das casas. É a rede pluvial que recebe todo o esgoto que produzimos e leva diretamente para o Rio dos Sinos, na maioria dos casos, sem antes passar por uma a estação de tratamento, para ser processado e livre das impurezas serem despejados no rio. Atualmente está sendo instalada no município a rede de esgoto cloacal independente.

A comunidade deveria aprender que não pode jogar objetos, animais mortos e lixo na via pública, que certamente causarão a obstrução da rede de esgoto. Mas a prefeitura de Esteio, também deveria aplicar o princípio de limpeza às bocas-de-lobo e à rede de águas pluviais do município.

Quando a boca – de- lobo recebe água da chuva com lixo, as coisas tendem a ficar mais complicadas. Uma boca-de-lobo entupida pode causar prejuízos incalculáveis para toda cidade. Agora com a chegada do Verão e da temporada de chuvas nos finais de tarde, os cuidados com a limpeza das bocas-de-lobo precisam ser redobrados. Este serviço deveria ser realizado rotineiramente pela prefeitura, mas além de não receber a devida atenção, constantemente alguns cidadãos depositam lixo e entulho em terrenos baldios, na via pública ou em locais inadequados, depois serão levados pela chuva para a rede de esgoto.

A Prefeitura de Esteio deveria passar a idéia de que lugar de lixo é no lixo e não na via pública, orientando a população para colocar o lixo na rua no dia da coleta. O entulho, seja ele proveniente de construção, poda de árvores ou coisas velhas que precisam ser jogadas fora deveria ser levado por uma empresa especializada em transporte de resíduos para um local seguro, adequado e permitido.

A Prefeitura deveria fiscalizar o meio ambiente e punir quem não respeita as leis, mas primeiro teria que dar bom exemplo investido fortemente na canalização de ruas nas vilas, desentupindo canos e limpando bocas-de-lobo, poque só assim poderá ser evitado os alagamentos nos dias de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário