quinta-feira, 12 de março de 2009





As imagens acima foram capturadas hoje, dia 12 de março de 2009 e a máquina que executa o trabalho gratuitamente ( a pedido da comunidade) não
pertence a prefeitura de Esteio.


Na ausência das secretarias de limpeza urbana, vigilância sanitária e meio ambiente da prefeitura de Esteio, uma empresa que comercializa areia nas margens do Rio dos Sinos, destina periodicamente máquinas para desobstruir uma rua do Bairro Novo Esteio, atendendo reivindicação da comunidade. O descaso com os moradores do Novo Esteio não é de hoje, mas É UMA VERGONHA!

O local abandonado pelo poder público é um depósito irregular de lixo, felizmente a empresa particular, gratuitamente vem realizando regularmente a desobstrução do local que é utilizado como depósito de lixo, impossibilitando a circulação de veículos e pedestres. Diariamente encontramos todo tipo de entulho nesse local e às vezes, á noite, o pessoal incendeia o lixão e o Novo Esteio vira um inferno na terra.

A prefeitura, pelo que parece, não está dando a mínima para os moradores que são obrigados a suportar os efeitos do lixão. Além da fumaça inssuportável, os moradores encontram todo o tipo de animais em decomposição, lixos nocivos ao ambiente, como pilhas com mercúrio, lâmpadas fluorescentes e até um termômetro com mercúrio foi encontrado. Moradores do Novo Esteio convivem com alimentos deteriorados, pneus com água parada, móveis, tapetes, colchões, vidros, blocos de cimento, pára-choques de automóveis, resíduos verdes provenientes da limpeza ou manutenção de jardins, quintais, hortas, canteiros e outros espaços com plantas como: aparas, troncos e ramos de árvores, relva e ervas, materiais fétidos, malcheirosos, produtos infectados e contaminados e uma infinidade de outros resíduos.

Hoje estivemos novamente no local e pudemos constatar visualmente que o pior e mais degradante são os animais mortos que ali são colocados à beira da estrada. O cheiro nauseabundo dá logo o alerta, e basta virar o olhar para ver um enorme cão branco, no meio do lixo coberto de inúmeras moscas já em elevado estado de decomposição. Um pouco mais abaixo, à direita do lixão, existe também dois enormes lagos com água parada, podre e suja. Mais adiante encontramos um amontuado de lixo no qual se destacam as vísceras de outro animal em processo de decomposição, cobertas de moscas e mal cheirosas, com centenas de larvas brancas. Uma imagem aterradora de observar. O lixão do Novo Esteio atrai muitos ratos, baratas, mosquitos, moscas, cães de rua, pessoas que catam objetos para reciclagem e o local representa um sério risco à saúde de todos.

Algumas empresas e particulares são os culpados e responsáveis pelo depósito ilegal do lixo no perímetro urbano de Esteio, que para se verem livres de algum tipo de lixo, ali o vão depositar às escondidas (diariamente é visível o acréscimo de lixo local), evitando assim os custos de reciclagem ou de transporte destes resíduos para um local adequado.

O ser humano tem que tomar consciência de que o lixo abandonado estraga a paisagem, polui o solo e a água, liberta maus cheiros e torna-se o meio ideal para a propagação de doenças.

Lixão do Novo Esteio: até quando o problema vai continuar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário