sábado, 7 de março de 2009

A dengue e o meio ambiente: o que fazer?

















(As imagens acima foram capturadas nos dias 06, 07 e 08 de março de 2009 - (sexta-feira, sábado e domingo), na cidade de Esteio/RS.)

A dengue é uma doença infecciosa aguda, febril, causada por um vírus e transmitida de uma pessoa a outra pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, mas apenas pelo mosquito infectado, que é encontrado até em ambientes domésticos e põe seus ovos em recipientes com água parada.

A “sorte” dos esteienses é que nos lixões de Esteio não faltam imundícias e porcarias. As águas são paradas, mas bem sujas, podres com matérias fecais, dejetos em decomposição, gêneros alimentícios deteriorados e animais mortos, colaborando para que os lixões de Esteio sejam extremamente fétidos, infectos, contaminados e malcheirosos. A situação é tão horrorosa que até o Aedes aegypti não aguenta o fedor.

O danado do mosquito infecta-se picando uma pessoa já com dengue e que apresenta viremia (multiplicação do vírus no sangue). Segundo alguns especialistas, a viremia está presente cerca de dois dias antes do início da febre, e prolonga-se por cinco dias após o início desta.

Para se evitar epidemia da dengue é fundamental que o Poder Público e a comunidade esteiense acreditem que depende principalmente deles o extermínio do mosquito, que se reproduz dentro de casa, em água parada e até nos lixões (sic...). Devemos ter o maior cuidado com pneus velhos, objetos abandonados nos lixões, depósitos de sucatas, vasos de plantas com água, sem falar no laguinho artificial em baixo da rampa de acesso ao Paço Municipal Clodovino Soares - prédio da prefeitura de Esteio - que deverá receber cuidados constantes.

A Secretaria de Saúde, o pessoal do controle de Endemias, Meio Ambiente, Comunicação e outras do município, deveriam unidas realizar mobilizações contra a dengue. Assim o Poder Público Municipal teria maior contato e direto com cada morador da cidade, para que estes possam se unir contra uma doença que vem matando pessoas em todo o País, mostrando que a dengue é problema de todos e que elas podem estar convivendo com o mal dentro de suas próprias casas. A iniciativa visaria o fortalecimento da conscientização das pessoas que residem em Esteio para o perigo da doença.

Mais do que prevenir, o importante é partir do sentido da educação. Afinal, Esteio não é mais uma “Cidade Educadora?” A mim me parece que a informação e a educação é o principal meio de prevenir e erradicar o Aedes aegipty e as caminhadas do pessoal da prefeitura pelo município, conscientizando a comunidade para não abandonar o lixo nas áreas públicas e do perigo que isto representa. A limpeza geral da cidade é uma das formas efetiva no combate da dengue.

A Intensificação da limpeza do município de Esteio por parte da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, com orientação das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente reduziria o perigo da dengue e realizando um intenso e permanente trabalho na remoção do lixo das residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas de uma cidade estaríamos ajudando a prevenir futuros casos de dengue e outras doenças.

Além da retirada de todo o lixo orgânico espalhado pelo município (e não é pouca coisa), outro serviço importante é a limpeza das ruas, bueiros, recolhimento de pneus velhos, principalmente os que estão abandonados na via pública, varrição, roçagem, retirada de galhadas e de conscientização da comunidade referente aos problemas do meio ambiente e limpeza dos seus próprios terrenos.

É necessário que a população ajude na manutenção da beleza da cidade, mas a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana também teria que fazer a sua parte e produzir um calendário de limpeza e recolhimento de lixo que constantemente deveria ser divulgado na imprensa, orientando a comunidade que o lixo e as galhadas não podem ser colocados em frente às casas após a passagem dos caminhões de recolhimento da prefeitura. A Secretaria de Comunicação do município deveria divulgar onde será feita a limpeza e a população receberia um número de telefone para ligar gratuitamente para Central de Atendimento da Prefeitura e receber maiores informações.

Em minha opinião, funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Esteio deveriam exercer o seu poder, garantindo controle da poluição, principalmente, da água nos nossos arroios rede de esgotos, coleta, transporte e disposição final do lixo, que (a bem da verdade), por aqui enfrentamos sérios problemas nas condições do nosso meio ambiente urbano, a fim de evitar a degradação ambiental, como vem acontecendo, com os depósitos irregulares e “clandestinos” de lixo, espalhados por toda a cidade e, se for o caso, ampliar radicalmente a fiscalização e aplicar aos infratores as penalidades já previstas na legislação vigente. Do jeito que está não é possível continuar e para melhorar, lei é o que não falta, mas é necessário competência e muito trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário