sexta-feira, 13 de março de 2009

A faixa amarela



O espanto dos condutores de veículos é bem nítido quando são informados sobre o uso indevido da faixa amarela pintada na sarjeta ao longo das ruas ou avenidas, sem estar devidamente sinalizada.

Os condutores esteienses ficam sem saber se é correto ou não estacionar na faixa amarela, conhecem o fato de que pessoas ingênuas ou má intencionadas pintam (por conta própria), com tinta amarela, reservando a frente do estabelecimento comercial como que somente eles ou seus clientes poderão estacionar. Em Esteio está se tornando uma prática ilegal, a fiscalização faz “vistas grossas” e os condutores de veículos que desejam estacionar no centro da cidade encontram inúmeras dificuldades e faixas amarelas.

Quando o motorista olha a faixa amarela pintada junto a sarjeta, logo entende que é proibido estacionar; de fato isso vem de uma cultura adquirida ao longo dos anos, mas que na realidade, não é exatamente o que isso significa.

A faixa amarela, segundo o Código de Trânsito é apenas uma faixa delimitadora informando de que ponto até que ponto é proibido, porém não tem validade alguma se não vier acompanhada da placa proibido estacionar ou proibido parar e estacionar. O órgão executivo de trânsito municipal deverá respeitar os princípios da sinalização viária, sendo eles: Legalidade; Suficiência; Padronização; Clareza; Precisão; Confiabilidade; Visibilidade; Legibilidade, Atualidade; Manutenção e Conservação.

É claro que as pessoas não devem, por conta própria, pintar com tinta amarela a faixa junto a sargeta, os motoristas devem respeitar as guias rebaixadas onde ajam entrada e saída de veículos e não estacionar a menos de 5 metros das esquinas, por mais que não tenha placa regulamentadora. Não esqueçam que a faixa amarela é apenas um complemento da placa de regulamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário