terça-feira, 31 de março de 2009

Esteio e o Projeto "Espaço Compartilhado"





















As autoridades esteiense poderiam chegar a uma ousada decisão sobre a melhor maneira de solucionar o problema do trânsito em nossa cidade: retirar todas as placas de controle e sinalização de tráfego, principalmente no centro da cidade. Sinaleiras, digo, semáforos e os demais sinais poderiam fazer parte do museu da cidade.

Em Esteio centenas de veículos circulam e estacionam diariamente sem respeitar o código de trânsito, com a medida sugerida, os motoristas e pedestres gozariam de direitos iguais, e decidiriam na hora qual a melhor atitude a tomar. A prefeitura economizaria com pinturas de ruas, placas de trânsito, viaturas, salários, funcionários, combustível, manutenção de equipamentos, etc. Considerando que muitas pessoas não respeitam a legislação de trânsito, inclusive alguns motoristas de veículos oficiais (veja as fotos), a idéia seria de remover todos sinais de trânsito, como aconteceu, segundo a Agência Reuters, com o chamado projeto "Espaço Compartilhado", desenvolvido pelo holandês Hans Monderman, especialista em tráfego, com o apoio da União Européia, que cobriu metade dos custos da operação (cerca de 1.250.000€)
.
Esteio poderia ser a terceira cidade no mundo a desenvolver o projeto "Espaço Compartilhado", já adotado pela cidade de Drachten, na Holanda, que foi a primeira cobaia de Hans Monderman. Ele tirou todo e qualquer tipo de sinalização de trânsito e até as calçadas foram sacrificadas. Depois o projeto foi implantado na cidade alemã de Bohmte (Deutschland). A novidade iniciou em uma quarta-feira (dia 12/09/2007) e todas as formas de controle oficial do tráfego também desapareceram. "Lá foi um sucesso", garante o autarca da pequena Bohmte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário