quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Arroio Esteio na ponte da Rua Bento Gonçalves






Pelo aspecto social, de saúde pública e prevenção, o Poder Público Municipal de Esteio deveria solucionar o problema de habitação, do lixo, esgoto direto no arroio e o mau cheiro, com a construção de galerias para evitar a poluição, proliferação de ratos e insetos. Seria uma conquista merecida para a população que mora nas proximidades do Arroio Esteio, refletindo em crescimento da qualidade de vida de toda a comunidade esteiense.

É apavorante o que está acontecendo com as águas do Arroio Esteio, que atravessa toda a cidade. Lá, muitas pessoas despejam todo o tipo de dejetos, que vão diretamente para o Rio dos Sinos. Algumas empresas também colaboram com poluição industrial, óleos e detergentes. Alguns moradores chegam a dizer que o arroio está contaminado por metais pesados, apontam a Petrobrás como uma das poluidoras ambiental. A comunidade esteiense é quem paga com a falta de políticas públicas e deveria se manifestar, exigindo das autoridades, um basta a tudo isto.

A população esteiense, nos últimos anos, cresceu enormemente as margens do arroio o que isso significa mais lixo que acaba, muitas vezes, nos arroios, nas sangas e nos próprio Rio dos Sinos. Acompanhamos a retirada da areia das margens e do leito, vimos, ao longo dos anos, o desmatamento e tantas outras ações que foram fazendo dos Arroios Esteio e Sapucaia, sangas e do Rio dos Sinos, um triste caso de decadência ambiental. Certamente que muitos são os responsáveis, pode-se dizer que toda a comunidade e todos os governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário