segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lixo eletrônico descartado clandestinamente na via pública em Esteio.











Com um grande consumo de aparelhos eletrônicos e várias oficinas de conserto ou manutenção destes aparelhos vendidos no comércio, Esteio enfrenta uma série de dificuldades para gestionar o lixo produzido. O lixo eletro-eletrônico, infelizmente tem sido descartado, clandestinamente na via pública.

Jogar o lixo fora responsavelmente envolve uma série de regras e procedimentos, que deveriam ser reunidas num manual de orientação, pela Prefeitura de Esteio e distribuído a todas as oficinas de consertos e moradores da cidade. com informações adequadas ao consumidor sobre os componentes tóxicos e como descartar adequadamente esses produtos.

Os rejeitos deveriam ser meticulosamente separados dentro da oficina ou residência, de acordo com o tipo e destino, e também deveriam existir horários específicos para o recolhimento de cada tipo de resíduo. Essa separação barateia enormemente os custos e aumenta a taxa de reciclagem.

O assunto do lixo eletrônico abandonado na via pública e o manejo de resíduos tecnológicos em Esteio deveria ser discutido pelo Poder Público Municipal. Os fabricantes, comerciantes e principalmente as oficinas de manutenção que atuam na cidade deveriam apresentar periodicamente comprovante de recolhida (destino final do lixo), reutilização ou reciclagem de seus produtos descartados adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário