sexta-feira, 13 de março de 2009

Avenida Presidente Vargas: o “Cartão de visitas de Esteio”


































Todas as fotos acima foram capturadas no dia 12/03/2009, exclusivamente na Avenida Presidente Vargas, a principal via urbana da cidade, onde está concentrado a maior parte do comércio esteiense, toda rede bancária, os dois maiores clubes sociais...

Os esteienses infelizmente estão se acostumando e alguns não percebem o abandono que vive o centro da cidade em vários dos seus aspectos, meio ambiente, obras e limpeza urbana. A nossa avenida principal, o “cartão de visita” da cidade está tristemente vandalizada e abandonada pelo poder público. Infelizmente acontece o mesmo em vários bairros e vilas do interior de Esteio. Exceto alguns pequenos esforços pelo pessoal da limpeza urbana em alguns (poucos) locais ao longo de algumas vias principais o resto do município está praticamente abandonado.

De qualquer maneira, a maioria dos esteienses paga os seus Impostos em dia (IPTU e Iluminação pública - à vista), e não fazem parte os inadimplentes. Eles têm todo o direito de reclamar, pedindo que a prefeitura faça melhorias, exigindo à troca das lâmpadas queimadas e o fechamento dos buracos abertos, desentupimento dos bueiros, a retirada dos animais abandonados na via pública e dos obstáculos que impedem a circulação dos pedestres no passeio público, restauração das praças e dos sanitários públicos e a limpeza geral do centro da cidade.

Os poucos garis destacados para a limpeza da Avenida principal da cidade, fazem o máximo possível para manter as calçadas limpas, mas a falta de educação de muitas pessoas multiplica o trabalho e os resultados são pequenos. Na verdade o centro de Esteio está abandonado pelas secretarias de obras e de limpeza urbana. Em alguns trechos, onde não existe a presença de garis, o lixo fica espalhado vários dias pela avenida, árvores sem podas há anos, buracos por todos os lados, alguns postes sem iluminação à noite e quase caindo, terrenos abandonados transformados em depósitos lixos e possíveis focos da dengue, praças abandonadas sem manutenção, sanitários em precárias condições, bueiros entupidos, sem tampas ou com tampas quebradas e por aí vai... um descaso total.

Alguns esteienses entrevistados dizem que sentem certa revolta, porque a prefeitura anuncia a contratação de conjuntos musicais caríssimos para realizar apresentações na cidade, gasta dinheiro em festas e não dá a menor importância para a recuperação das ruas e do meio ambiente. Falta leito no hospital, médicos na rede de saúde, fichas de atendimento nos postos de saúde e remédios na farmácia municipal, professores nas escolas. E dele festa! “Nenhum de nós” veio só para trazer indignação.
Descaso da prefeitura de Esteio com a Av. Presidente Vargas, mais conhecida pelos esteienses mais antigos como ”Faixa” ou “Faixinha”, deixa os moradores revoltados devido à precariedade da pavimentação em alguns trechos, animais abandonados, mendigos dormindo à noite, a falta de segurança, os obstáculos no passeio público, a falta de enxada e vassoura, e os amontoados de lixo que não para de crescer.

Um comentário:

  1. Nice pages!
    we like your blogging style and we want to advice your blog.
    If you want us to link your blog in our site,
    put us in your blogroll and

    1.send us your site/blog address;
    2.send us a representative image of your blog (if you have one);
    3.send us a detailed description of your site.

    we would be honored to advice your blog on our blog and give you some
    tips to empower your site!

    keep on with your great work!


    ilinkyoursite staff
    "I link your site"

    ResponderExcluir