quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prédio do antigo Seminário Claretiano continua abandonado






A pedra fundamental do Seminário Claretiano foi colocada no dia 29/12/1940, a inauguração realizada no dia 19/03/1941, abrigando jovens na formação sacerdotal até o dia 01/12/1990, quando o Seminário encerrou suas atividades e na madrugada do dia 13/08/2005, o prédio foi destruído por um incêndio criminoso.


Hoje dia 13 de agosto faz quatro anos que o antigo prédio do Seminário Claretiano foi incendiado e infelizmente, ainda está completamente abandonado. Durante dez anos o senhor João, antigo funcionário da Congregação dos Padres Claretianos e o Padre André Carbonera, os únicos moradores e zeladores do prédio foram embora, por falta de verbas, o contrato com a empresa de segurança de patrimônio, zeladora das ruínas do prédio não foi renovado.


Na entrevista concedida pela Presidente da AMPAC, ao Jornal Destaque, edição de quinta-feira, dia 13/08/2009, Especial - Seminário Claretiano - .. na mudança da atual administração, a limpeza foi deixada de lado, como também não foi renovado o contrato com a empresa de segurança que prestava serviços de zeladoria no terreno. "foi informado que o custo para manter o serviço de segurança era elevado e que a Guarda Municipal realizaria constantemente vigílias, coibindo a entrada, principalmente de usuários de drogas e assaltantes. Mas ultimamente isso não está acontecendo e os moradores presenciam diariamente cenas de vandalismo no local", destacou.


Considerando a opinião da Presidente e representante da Associação de Moradores, a Guarda Municipal de Esteio encarregada de realizar vigílias constantes, do que sobrou do prédio depois do sinistro, coibindo a entrada de usuário de drogas e marginais não tem aparecido por lá e os vândalos novamente tomaram conta do local.

Para lembrar a data, mobilizar a comunidade esteiense no sentido de evitar a total destruição de um dos prédios históricos mais antigos de Esteio e que o espaço, depois de reformado, seja utilizado em benefício da comunidade, a Associação dos Moradores do Parque Amador e Claret (AMPAC), colocou uma faixa em um terreno localizado na Avenida Padre Claret, esquina com a Rua Novo Hamburgo, na parada 10, interior de Esteio.

4 comentários:

  1. A situação deplorável em que se encontra o seminário claretiano é indiscutível, mas cabe também prestar esclarecimentos sobre o trabalho da GUARDA MUNICIPAL de Esteio, que foi citada nesta matéria. A GM-Esteio realiza SIM vigílias constantes nas dependências e imediações "do que restou" do Seminário Claretiano, assim como em TODOS os próprios municipais, haja visto que no local já foram encontrados inúmeros consumidores de drogas, moradores de rua, e ainda, nas proximidades, muitos ditos como "CIDADÃOS" que insistem em depositar lixo nas ruas próximas ao Seminário.É importante ressaltar que a Guarda Municipal, assim como a população esteiense, também espera que a prefeitura tome providências, de modo a fazer com que o trabalho prestado seja cada vez mais eficaz.Assim como é importante o cidadão esteiense saber a realidade em que se encontra o seminário claretiano, seria fundamental também, saber se os guardas TÊM as condições necessárias para realizar seu trabalho,como treinamento apropriado, equipamentos, meios rápidos para comunicação.Mas pode-se adiantar, que mesmo com MUITAS necessidades ainda por serem sanadas, a Guarda Municipal tem feito o possível para oferecer um trabalho digno e à altura dos profissionais que hoje atuam nos próprios esteienses vestindo a farda azul-marinho, mesmo que, infelizmente muitos populares não valorizem devidamente nossa atividade e o RISCO que nos traz. Muitos já necessitaram em algum momento da Guarda Municipal( INCLUSIVE MORADORES VIZINHOS DO NOSSO SEMINÁRIO CLARETIANO)nesse três anos de existência, e certamente, muitos ainda necessitarão de nosso auxílio, portanto precisamos do apoio de todos para o aperfeiçoamento de nosso trabalho.
    Guarda Municipal de Esteio.

    ResponderExcluir
  2. E aí caro cidadão, por que agora não divulga o outro lado?
    Falar de algo que não conhece, ou finge desconhecer é fácil.
    Nós todos queremos melhor situação de segurança em Esteio; para contribuir com isso foi criada a Guarda Municipal, que por descaso do governo municipal não se apresenta em condições adequadas para prestar o seu serviço adequadamente, atuando precariamente sem qualquer tipo de treinamento, equipamentos etc.
    Pois é, se o senhor quer mais segurança na cidade, assim como todos nós cidadãos, lute para que o governo municipal invista na Guarda Municipal e não apenas utilize-a, vergonhosamente, para buscar verbas do governo federal que não são aplicadas na instituição (corporação).
    Você já parou para comparar a Guarda Municipal de Esteio como as Guardas vizinhas - Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Sapucaia, entre outras -, que já estão treinadas, armadas e equipadas, atuando efetivamente e contribuindo muito para a segurança dos seus municipios.
    Então veja, a Guarda Municipal de Esteio ganhou tanta verba federal quanto as outras Guardas mencionadas, só que não se sabe o fim dado a todo esse dinheiro.
    Poranto, antes de falar mal da Guarda Municipal de Esteio, cobre de quem verdadeiramente está prejudicando o nosso município.
    A LUTA CONTINUA!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Duarte,

    Mais uma vez suas declarações foram infelizes, deixando a dúvida de quais são realmente suas intenções com o blog, será realmente um apaixonado por Esteio ou um apaixonado pelo exibicionismo político disfarçado?

    Ao declarar que a Guarda Municipal não realiza a vigilância das dependências do Seminário Claretiano, você expõe sua fragilidade na apuração das informações, pois a presença da Guarda Municipal é cotidiana no local, fato notório entre os moradores vizinhos.

    Você, caro Duarte, poderá provar que não é um exibicionista de 5ª categoria, divulgando as boas e constantes ações realizadas pela Guarda Municipal de Esteio, que mesmo destreinada e desequipada, trabalha com respeito e muita vontade nas ruas de Esteio.

    ResponderExcluir
  4. Na entrevista concedida pela Presidente da AMPAC, ao Jornal Destaque, edição de quinta-feira, dia 13/08/2009, Especial - Seminário Claretiano - .. na mudança da atual administração, a limpeza foi deixada de lado, como também não foi renovado o contrato com a empresa de segurança que prestava serviços de zeladoria no terreno. "foi informado que o custo para manter o serviço de segurança era elevado e que a Guarda Municipal realizaria constantemente vigílias, coibindo a entrada, principalmente de usuários de drogas e assaltantes. Mas ultimamente isso não está acontecendo e os moradores presenciam diariamente cenas de vandalismo no local", destacou.

    ResponderExcluir