domingo, 20 de setembro de 2009

Bandeira Nacional do Brasil rasgada e pendurada no mastro por um fio




A Bandeira Nacional, do Estado e do Município podem ser usadas em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, mas para serem hasteadas, elas têm de estar na mais perfeita ordem. Isso é lei.


Em desobediência à lei, as bandeiras, Nacional do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Esteio foram hasteadas rasgadas, em uma empresa estabelecida na cidade. A bandeira nacional além de rasgada ainda ficou pendurada no mastro por um fio. Cabe à empresa a troca urgente desses importantes distintivos.

O temporal registrado no início do mês foi o responsável pelos estragos que aconteceram em Esteio, principalmente os danos causados pelos ventos fortes que atingiram a cidade, agora servem também como justificativo para o descaso com os nossos símbolos de veneração.

A maioria dos professores não cumpre a Lei que obriga as escolas públicas e particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

Quando a bandeira ficar velha, estiver rasgada, suja, desbotada ou com manchas, ela não pode ser hasteada nem jogada no lixo. O destino final de todas as bandeiras é o fogo. Elas são queimadas em solenidade por uma autoridade militar e a incineração acontece sempre em 19 de novembro, no Dia da Bandeira.

Caso as bandeiras fiquem hasteadas no período noturno, não esqueça de que elas devem ser iluminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário