terça-feira, 22 de setembro de 2009

A micro ciclovia de Esteio que a maioria dos esteienses não sabem onde fica





Esteio conta com uma ciclovia no centro da cidade, mas a maioria dos esteienses não sabem onde fica, porque ela têm apenas alguns metros e até hoje nunca nenhum ciclista foi visto pedalando por lá. A nossa ciclovia começa na passarela da Vila Pedreira, no início da Rua Mauricio Cardoso e termina em poucos metros, próximo a estação Trensurb/Esteio.

Até parece que o governo atual não considera a bicicleta como a solução perfeita para o nosso trânsito, esquecendo que a bicicleta não polui o meio ambiente, usa menos material para ser fabricada do que o automóvel, ocupa menos espaço, até no estacionamento, serve para todas as idades e usada com moderação, beneficia à saúde.

Considerando o curto percurso disponível para os ciclistas e a insegurança no local onde acontecem vários assaltos dá para entender o motivo para o baixo número de adeptos ao uso da bike na nossa (micro) ciclovia. Outro problema é da falta de estrutura para ciclistas nas ruas porque chegar até ciclovias, além do costume dos esteienses ao conforto proporcionado pelos veículos automotores.
.
O objetivo de muitos trabalhadores é fazer das bikes um meio de transporte, mas como não existe uma grande ciclovia as pessoas deixam de usá-las, por falta de espaço para os ciclistas transitarem com segurança, principalmente no centro da cidade.

Jurema dos Santos há apenas oito meses morando em Esteio, é uma usuária de bicicleta. Ela conta que como trabalha no centro de Sapucaia do Sul, mora no Jardim Planalto, em Esteio e não troca a sua bicicleta por nada. Para Jurema a bike ainda é a melhor opção, porque de ônibus ela demora mais de uma hora para chegar ao trabalho, com a bike gasta 2o minutos e ainda vai se exercitando. Ela lamenta porque no trecho de seu percurso até o trabalho não tem ciclovia e isso dificulta suas atividades diárias.

O que poucas pessoas sabem é que empresa Trensurb, nos domingos e feriados, oferece um serviço de atendimento diferenciado aos ciclistas, que podem utilizar um vagão especial para transportar suas bikes em todo o percurso do trem.

O bicicletário da estação Esteio foi desativado criando um problema para o pessoal que costumava deixar suas bikes enquanto se dirigiam as atividades profissionais. Atualmente os usuários estacionam as bikes em qualquer lugar, inclusive acorrentadas na passarela de acesso à estação.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quanto custou esta micro ciclovia, e quantos ciclistas passar por ela?

    ResponderExcluir