domingo, 20 de setembro de 2009

Prefeitura de Esteio abandona terreno de sua propriedade e dá mau exemplo













Moradores do Bairro Esplanada estão indignados com o descaso da Prefeitura Municipal de Esteio que não toma nenhuma providência referente a um lixão no terreno de sua propriedade, localizado na esquina da Rua Novo Hamburgo com a Rua Percival Lisboa.

O terreno atualmente serve de lixão e a população descarta no local animais mortos, pneus, vidros, bolsa de colostomia, móveis, galhos de árvores, caliça, ratos baratas e mosquitos. O terreno é eventualmente limpo pela Prefeitura, mas logo em seguida (às vezes no mesmo dia), já está sujo novamente pela falta de cerca, placa de aviso da proibição de colocar lixo no local e de fiscalização.

Segundo os moradores em um Abaixo Assinado, com fotografias digitalizadas, encaminhados a Prefeitura de Esteio o “O lixo é tanto que às vezes fica quase no meio da rua, dificultando a passagem de carros e até de pessoas, sem falar do risco de doenças, pois o lixo trás ratos, baratas e mosquitos, podendo ser até o mosquito da dengue”, conclui a reclamação.

Os moradores dizem que até hoje, dia 20/09/2009, a Prefeitura de Esteio não tomou nenhuma providência para resolver o problema. estão cansados de serem insultados ao reclamar para as pessoas que estão colocando lixo no terreno da Prefeitura, que não se encontra cercado e tão pouco tem passeio público. Existe um barranco no local cuja terra é retirada por caçambas da Prefeitura. Com esse mau exemplo: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, fica difícil exigir dos contribuintes o que a própria municipalidade não faz.

Depois de enfrentar o problema por vários anos algumas moradoras do Bairro Esplanada realizaram uma representação de matéria ambiental no Ministério Público, no dia 25/03/2009, atendimento 00768.00105/2009, na sala da Promotoria de Defesa Comunitária da Comarca de Esteio, denunciando o Município de Esteio.

Diante da situação narrada o Promotor de Justiça solicitou uma investigação referente ao lixo a céu aberto, ausência de cercamento e passeio público. Solicitou aa Registro de Imóveis, no prazo de 15 dias, a matricula do referido terreno e ao Município de Esteio que limpe e cerque o terreno bem como construa passeio público adaptado para cadeirante, informando em 30 dias ao Ministério Público as providências adotadas.

Até hoje, dia 20/09/2009, o problema dos moradores do Bairro Esplanada, assim como os problemas de tantos outros bairros e vilas do Município de Esteio ainda não foram resolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário