domingo, 19 de julho de 2009

Barreiras de contenção: lixo residencial e industrial






Em Esteio o lixo doméstico (que são os resíduos gerados nas residências, no dia-a-dia dos esteienses), se constitui basicamente de papéis em geral, restos de comidas, embalagens diversas em vidro, metal, plásticos e caixas, além de restos de alimentos (que são a parte orgânica do lixo) e outros eventuais, como utensílios descartáveis com o uso, estão indo esgoto abaixo.


A poluição da água do Rio dos Sinos, dos nossos arroios e sangas é um problema gravíssimo para Esteio, que afeta transversalmente ricos e pobres, sendo os últimos, mais afetados, pois muitos não têm acesso ao saneamento básico, à água potável e muito menos dinheiro para comprar. A poluição das águas em Esteio é uma alteração do ambiente que afeta o ecossistema e direta ou indiretamente o bem-estar da nossa comunidade.


Águas contaminadas com efluentes industriais também são afetam a nossa comunidade, elas possuem altas concentrações de poluentes convencionais como óleo ou graxa, poluentes tóxicos, como por exemplo, metais pesados, compostos orgânicos voláteis ou outros poluentes, como amônia, de alguma forma por atividades industriais ou comerciais antes da sua libertação no ambiente ou a sua reutilização precisam de tratamento especializado. Deveriam passar por um pré-tratamento para eliminar o sistema de componentes tóxicos e, em seguida, enviar os efluentes pré-tratados para o sistema de decantação municipal que deveria existir no município.


Vivemos em um município operário que consome, ou usa os mesmos recursos da chamada "sociedade de consumo", existente nas cidades ricas. Desenvolvemos um estilo de vida que exige a utilização de muitos produtos, entre eles, eletrodomésticos, veículos automotores, cosméticos, perfumarias, bebidas em geral, brinquedos e utensílios de plástico. Esse estilo de vida além de consumir muitos recursos naturais, depois de inutilizados muitos produtos industrializados são abandonados na via pública, rio, terrenos baldios, arroios ou sangas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário