domingo, 19 de julho de 2009

Mau cheiro dos esgotos a céu aberto e acúmulo de lixo nas ruas de Esteio



















A conseqüência do lançamento de lixo ou esgoto a céu aberto é a poluição das águas do Rio dos Sinos, arroios, açudes, sangas e até mesmo os lençóis freáticos.

A presença de lixo espalhados pelas ruas e de esgotos a céu aberto no Município de Esteio tem grande impacto na vida da comunidade esteiense. A degradação ambiental é fonte contínua de transmissão de doenças de veiculação hídrica, por meio do contato das pessoas com o lixo, o esgoto ou através de insetos e animais que se multiplicam nesses locais.

O mau cheiro dos esgotos a céu aberto e o acúmulo de lixo nas ruas do Município, inclusive na área central de Esteio tem revoltado vários moradores. A situação é constatada diariamente pelo Clíck indiscreto do dia-a-dia e muitos esteienses pedem providências urgentemente para os órgãos responsáveis.

O que mais preocupa é o acúmulo de lixo que está ocorrendo ao lado dos arroios, sangas e bueiros . A presença de esgotos domésticos nas galerias pluviais, arroios e valos, na maioria das vezes é proveniente de imóveis clandestinos, principalmente nas “áreas verdes”, onde alguns imóveis estão abaixo do nível das ruas, com risco de alagamento e sem condições de interligar a rede coletora de esgoto. Por comodidade e clandestinamente, alguns imóveis nestas condições, lançam seus resíduos nos arroios Esteio e Sapucaia.

Não solucionar o problema de poluição também deveria ser considerado crime ambiental, com punição prevista pela legislação, pois os casos de negligência prejudicam o bem-estar das pessoas, impede a utilização de recursos naturais, cria o perigo de disseminação de microrganismo ou substância prejudicial para o corpo ou saúde das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário