terça-feira, 28 de julho de 2009

Incêndio de causa desconhecida destruiu totalmente uma vidraçaria em Esteio






















Esse prédio abandonado que servia para encontro de marginais e moradores de rua, estava em péssimas condições, deveria ter sido interditado ou demolido há muitos anos, mas sem fiscalização ele acabou pegando fogo. Há um risco potencial aos ocupantes e vizinhos das várias outras edificações abandonadas em Esteio se um sinistro vier a acontecer.

A tradicional vidraçaria Globo, situada na Avenida Presidente Vargas, 1457, no centro da cidade, pegou fogo dia 28, durante a madrugada. Segundo informações, o fogo começou aproximadamente ás 10h 50min., na sala ao lado, onde funcionava a antiga Flora Santa Luzia, que está abandonada há mais de 10 anos. O local era ocupado por moradores de rua, servido para encontro de marginais e uso de drogas. Os “inquilinos” indesejáveis das salas abandonadas faziam fogueiras improvisadas para aquecimento durante os dias mais frios e utilizavam um “fogãozinho” -improvisado - de campanha para aquecer alimentos. Conforme alguns vizinhos, por estes motivos, existem forte suspeita que o fogo iniciou nas peças abandonadas. As chamas foram controladas pelos bombeiros, mas a perda foi total.

As chamas assustaram os moradores dos prédios próximos, já que alcançaram mais de 10 metros de altura. Muitos temiam que o fogo se alastrasse e atingisse uma revenda de veículos e outros prédios. Porém o trabalho de isolamento realizado pelo Corpo de Bombeiros foi perfeito. Viaturas da unidade de Esteio foram deslocadas para dar atendimento ao fato e utilizaram muita água para debelar as chamas. Toda a ação durou 1h 30 min., foi comandada pelos bombeiros que fizeram os levantamentos de praxe no local e não souberam precisar as causas do sinistro.

Considerando a falta de fiscalização na cidade, muitos outros incêndios certamente atingirão outros prédios e casas abandonadas em Esteio. Apesar das investigações sobre as causas dos sinistros muitas vezes continuam indefinidas, as primeiras evidências certamente revelam o abandono em que se encontram muitos prédios e casas que servem de abrigo para moradores de ruas, marginais, uso de drogas e prostituição. Como diz o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar. No caso, a Vidraçaria Globo já havia sofrido 18 arrombamentoso, mas o proprietário depois do terceiro boletim de ocorrência policial, instalou alarme no prédio e desistiu de fazer os registros.

A Vidraçaria Globo, que trabalha com vidros, espelhos, molduras, pôsteres, box e vidros temperados, com colocação à domicílio, provisóriamente está funcionando na Avenida Presidente Vargas, 1426, defronte ao antigo prédio sinistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário