sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quanto tempo faz que a Prefeitura não realiza vistoria nas grandes árvores que fazem parte da vida dos esteienses?



















Para evitar tragédias, principalmente nos dias de tempestades, todas as grandes árvores deveriam ser vistoriadas periodicamente, a fim de que seja efetuada uma avaliação do impacto ambiental e caracterização da vegetação. Os técnicos poderiam orientar o tipo de árvore a ser cortada, podada ou removida.


A poda de árvores em praças, ruas e avenidas deveria ser feita somente por funcionários da Prefeitura de Esteio, mas se o cidadão esteiense constatar que os galhos de uma árvore apresentam problemas para a rede elétrica, telefônica ou prejudicando a visão das sinaleiras (semáforos) ou placas de trânsito, devem comunicar o fato a Prefeitura. Casos de emergência devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros, mas as empresas concessionárias de energia elétrica também mantêm equipes de atendimento de podas de árvores que estejam causando riscos à rede elétrica.


Para poda de árvores em terrenos de propriedade privada, os esteienses devem solicitar autorização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Esteio, apresentando uma exposição de motivos e informação sobre a espécie da árvore.

As árvores situadas em vias públicas, praças, parques e escolas, deveriam durante o período de pode, receber a vistoria dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, que providenciariam a retirada daquelas que estivessem oferecendo risco de queda. A Prefeitura de Esteio também deveria realizar periodicamente o tratamento de árvores com broca, cupim, fungos, etc., principalmente das árvores de grande porte plantadas em vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário