terça-feira, 7 de julho de 2009

Prédio que seria um entreposto para recliclagem de lixo custou R$ 279.100,00, está abandonado e nunca funcionou






























O prédio que seria um entreposto para reciclagem de lixo pertence ao Município de Esteio, foi inaugurado, está completamente abandonado e até hoje nunca foi utilizado. Quem paga a conta do desperdício do dinheiro público, 279.100,00 é o Governo Federal e a comunidade esteiense. Está faltando vontade política e ou capacidade administrativa para solucionar o problema?

Um prédio de alvenaria que serviria como Entreposto para o projeto Desenvolvimento Sustentável, localizado no final da Rua Oswaldo Jesus Vieira, no Parque Primavera, em Esteio, chama atenção pelo estado de abandono que se encontra. O imóvel que pertence ao Município de Esteio foi inaugurado e fechou suas portas, digo, furtaram suas portas, muito antes de ser utilizado para os fins que se destinava. Devido o abandono total já foram furtados portas, janelas, telhas, instalação elétrica, hidráulica e sanitários.

O prédio abandonado pela Prefeitura de Esteio é ocupado por cães de rua, galinhas, ratos, baratas, mosquitos, além de atrair, principalmente à noite, prostituição, moradores de rua, traficante de drogas e assaltantes, trazendo insegurança ao entorno, que está inundado com fezes, urina e muito lixo, causando preocupação para os esteienses.

Através do Ofício 363/2008, e Secretaria Geral da Câmara Municipal de Esteio, atendendo solicitação de um vereador esteiense, solicitou ao Poder Executivo cópia do projeto social que justificou a construção de Prédio de Entreposto para Desenvolvimento Sustentável. O Edil solicitou ainda, cópia do projeto de construção, do processo de licitação e que o Executivo informasse quem ficou responsável pela segurança do referido prédio, que faz parte do patrimônio público. Considerando que o prédio já foi depredado, ficando sem instalação elétrica e aberturas, sendo que foi inaugurado apenas há dois meses (junho de 1980). Até hoje, 07/julho/2009, ele ainda está esperando resposta.

No Ofício 701/2008, o Gabinete do Prefeito de Esteio, em 13/julho/2008, remeteu informação referente ao Ofício 363/2008 – Protocolo 13938/2008, encaminhando somente cópia do projeto “Desenvolvimento Sustentável” – Projeto Petrobrás/Fome Zero – Desenvolvimento Sustentável – coleta seletiva de lixo, com seus objetivos – Prefeitura Municipal de Esteio - ano/2006.

Orçamento Geral do Projeto abandonado
(Verba do Governo Federal através da) Petrobrás...Custo R$ 207.100,00
Contrapartida da Prefeitura de Esteio ........................Custo R$ 72.000,00
Orçamento Geral do Projeto..................................... Custo R$ 279.100,00

O objetivo do projeto que nunca saiu do papel era de integrar um número maior de cidadãos que vivem em condições de vulnerabilidade social que praticam atividades de coleta de resíduos recicláveis, prometendo que seriam atendidas 1.700 pessoas e indiretamente 6.960 e o objetivo geral era de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental, criando oportunidade que visam benefícios sócio-econômicos, e melhorando as condições sócio-econômicas dos grupos sociais participantes do sistema de coleta seletiva. (Sic...)

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